POLÍTICA NACIONAL – RETROSPECTIVA DAS MANIFESTAÇÕES DA ÚLTIMA SEMANA

➡CORAGEM, CRIATIVIDADE E SOLIDARIEDADE MARCARAM O GRITO DOS EXCLUÍDOS NO DIA 7 DE SETEMBRO

Enfrentando todo discurso fascista e toda narrativa do medo construído pelos golpistas, mais de 300 mil pessoas protestaram em cerca de 200 municípios em território nacional e estrangeiro. Além de reivindicar soluções imediatas para um dos piores momentos da crise econômica e social, os manifestantes repudiaram as ameaças golpistas de Bolsonaro, que vem pregando intervenção militar contra os poderes Judiciário e Legislativo. Uma das frases que ficou marcada neste dia foi a de Guilherme Boulos: Somos herdeiros de uma geração que deu a vida pela democracia, de uma geração que foi torturada, perseguida, censurada e assassinada. Nós não vamos entregar a nossa liberdade para eles.

➡FERIADO DA REPÚBLICA TEVE ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS E MAIS AMEAÇAS DE BOLSONARO AO STF

Ainda no dia 6, políticos de 26 países alertaram para “insurreição contra a ordem democrática” no Brasil, mais de 150 representantes assinaram carta divulgada na qual criticaram os protestos convocados pelo presidente Jair Bolsonaro. No dia 7, defendendo pautas antidemocráticas, apoiadores de Bolsonaro reproduziram em atos os ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Vestidos de verde e amarelo e ostentando faixas e cartazes, muitos em inglês, pediam “intervenção militar com Bolsonaro”, “fim do comunismo”, “destituição do STF”, entre outras palavras de ordem fora da lei ou sem conexão com a realidade.

➡CONVOCADOS PELO MBL E PELO VEM PRA RUA, MANIFESTANTES FORAM ÀS RUAS NESTE DOMINGO,12, EM ALGUMAS CAPITAIS PARA PEDIR A SAÍDA DE JAIR BOLSONARO

Manifestantes em sua maioria vestidos de branco, carregaram faixas pedindo a saída de Bolsonaro, uma “ terceira” opção para a presidência em 2022 e foram também divulgadas fotos e vídeos da bandeira de Gadsden bramida adotada por supremacistas brancos.
Vale ressaltar que os organizadores são os mesmos neoliberais radicais, que contribuíram para o impeachment de Dilma Rousseff e muitos dos manifestantes que foram são bolsonaristas arrependidos, tendo participação de algumas poucas personalidades consideradas progressistas, como Ciro Gomes.

Free Download WordPress Themes
udemy course download free

Disponível em <https://sindufla.org.br/2021/09/17/falas-negacionistas-e-condutas-inconsequentes-em-lives-da-ufla-para-forcar-a-volta-das-atividades-presenciais/> Acesso: 21/09/2021 às 11:16