EM ASSEMBLEIA VIRTUAL, BASE DO Sind-UFLA APROVA INDICATIVO DE GREVE SANITÁRIA

Em Assembleia Virtual dos Técnicos Administrativos em Educação da UFLA, realizada na quinta-feira (29), com a presença massiva da categoria, após intenso debate de conjuntura, os servidores aprovaram o indicativo de GREVE SANITÁRIA para o dia 09/11, data em que foi determinado o retorno ao trabalho presencial na Universidade.

Imperou o entendimento que os servidores poderiam se transformar em vetores de transmissão da Covid-19, uma vez que, não há tratamento ou profilaxia que garanta a não contaminação pelo coronavírus.

O Sind-UFLA entende que, no atual momento, a retomada das atividades técnicas e administrativas da Universidade vai aumentar a incidência de contágio a milhares de servidores, que hoje realizam seu trabalho eficientemente pela via digital. A maioria destes servidores está na faixa de risco, ou coabitam com pessoas pertencentes a esse grupo, além de que muitos teriam que fazer uso de transporte público, o que aumenta a chance de contaminação.

Ainda existe o fato de que os (as) servidores (as) que estão em trabalho remoto apresentaram grande performance com aumento de produção devido à imposição de metas, horas extras não remuneradas e sem adicional noturno. Com o fechamento dos órgãos públicos, houve grande baixa no consumo de luz e internet, e ainda vale-transporte e diárias deixaram de ser pagos, fazendo a União ter economia acima de 500 milhões de reais.

Portanto, a Assembleia entendeu que não há justificativa plausível para o retorno ao trabalho presencial neste momento, uma vez que a pandemia não está controlada e o trabalho remoto está sendo bem avaliado.

free download udemy paid course

Disponível em <https://sindufla.org.br/2021/05/12/12-de-maio-dia-internacional-da-enfermagem/> Acesso: 16/05/2021 às 02:50