Integrantes da direção do Sind-UFLA conhecem Programa de Preparação para a Aposentadoria da UFPel

Atividade aconteceu na Universidade Federal de Pelotas, referência nacional na área. Encontro favoreceu troca de experiências e foi intermediado pela ASUFPEL – Sindicato

 

(Representantes do Sind-UFLA e Representantes da ASUFPel)

Representantes da Diretoria Executiva do Sind-UFLA participaram, em janeiro deste ano, de visita técnica ao Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Pelotas (ASUFPEL), no Rio Grande do Sul, para conhecer a dinâmica do trabalho realizado por essa entidade, uma das mais atuantes da base da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – FASUBRA Sindical. A ASUFPEL tem reconhecido trabalho na organização e defesa dos interesses da categoria dos servidores técnico-administrativos em educação, como também efetiva presença na comunidade universitária e na vida política de Pelotas, cidade de porte médio situada no sul do Brasil.

Recepcionados pela diretoria da ASUFPEL e pelo coordenador de Organização Sindical da FASUBRA, Fernando Maranhão (UFPE), os coordenadores-gerais do Sind-UFLA, José Rodrigues Alves Almeida e Silva e Marcos Otávio de Oliveira Santos, tiveram agenda de atividades desde o primeiro dia, iniciada com a realização de reunião ampliada na sede do Sindicato. Na pauta, foram abordados temas como a conjuntura política nacional, a atuação das entidades representativas na defesa dos servidores públicos e, mais especificamente, das universidades e institutos federais frente aos atuais desafios da área da educação pública. O primeiro dia teve, ainda, visita aos setores do Sindicato para conhecimento da dinâmica de funcionamento e organização da entidade. O encerramento das atividades aconteceu no Clube Campestre da ASUFPEL, com o objetivo de se conhecer o modelo de funcionamento do clube, um espaço de lazer, entretenimento e esportes voltado para os filiados e seus familiares.

PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA 

Na sequência da visita, os diretores do Sind-UFLA participaram de reunião na Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, ligada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), para apresentação das linhas gerais do Programa de Educação para Aposentadoria dos Servidores da Universidade, intitulado EVOLUIDADE. A apresentação ficou a cargo da Coordenadora e Assistente Social, Carolina Andersson, e da Psicóloga Maria Helena Conceição Silveira, dentre outros profissionais que atuam no órgão. Foram abordados relatos das experiências do Programa, que busca capacitar os servidores sobre os impactos emocionais, econômicos e comportamentais, além das preocupações e medos que desafiam a chegada ao fim da carreira e o consequente aproximar da aposentadoria. O Programa é visto como uma importante conquista dos técnico-administrativos daquela instituição

Além da estruturação do Programa, as coordenadoras destacaram as parcerias entre a universidade e as entidades, essenciais para a construção, implantação e consolidação do EVOLUIDADE, que tem a ASUFPEL entre seus maiores apoiadores. As profissionais enfatizaram, ainda, as suas origens e o desenvolvimento do Programa, a partir da formação de um grupo multidisciplinar de trabalho, que propôs a discussão e o seu desenho inicial.

Outros temas abordados foram as aposentadorias antecipadas e ou retardadas pela Reforma da Previdência, que entrou em vigor no final de 2019, bem como, o investimento institucional da universidade no programa EVOLUIDADE. O encontro, encerrado de forma “muito positiva”, segundo os diretores visitantes, proporcionou a abertura de um canal de diálogo entre a representação do Sind-UFLA e a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida da UFPEL.

 

(Servidores da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida da UFPEL, Representantes do Sind-UFLA, ASUFPel e funcionário do Sind-UFLA) 

MATERIAL LIBERADO

O material base que subsidiou a elaboração do Programa de Preparação para a Aposentadoria da UFPEL foi colocado à disposição, pela equipe da Coordenadoria, para os representantes do Sind-UFLA, que retornaram a Lavras com a missão de buscar o diálogo institucional entre o Sindicato e a administração da UFLA. A ideia é viabilizar a construção de um programa semelhante, considerando as características próprias e as demandas dos trabalhadores desta universidade.

Esse programa foi apresentado à Reitoria, que reconheceu a sua importância institucional, na primeira reunião com o Sindicato. Mas devido à pandemia do novo coronavírus e a consequente suspensão da maioria das atividades no âmbito da universidade, não foi possível, ainda, iniciar o debate sobre as diretrizes do programa de preparação para a aposentadoria. Assim que se restabeleça a normalidade dos trabalhos presenciais, será solicitada agenda conjunta com o novo Reitor e a PRGDP com este propósito.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Disponível em <https://sindufla.org.br/2021/07/02/resultado-preliminar-processo-seletivo-de-estagio-edital-01-2021/> Acesso: 03/08/2021 às 08:18