Encontro na sede do Sind-UFLA aproxima aposentados e pensionistas do Sindicato

Cerca de 45 servidores aposentados e pensionistas estiveram na sede do Sindicato no dia 12 de fevereiro deste ano, participando, juntamente com integrantes da nova Diretoria Executiva, da I Reunião de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sind-UFLA. O encontro com esse importante segmento da categoria dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação pretendeu resgatar a participação desses trabalhadores, promovendo a sua reaproximação com o Sindicato. Esses servidores que, em regra, pouco frequentam as dependências da Universidade, foram fundamentais para a construção da entidade. Embora nem todos participem das atividades locais ou externas organizadas pelo Sind-UFLA, é inegável a sua contribuição para vida do Sindicato e, certamente, ainda têm muito a oferecer a todos nesta desafiante conjuntura atual.

MEMÓRIA VIVA

As atividades iniciaram com a apresentação dos novos diretores, empossados no mês de dezembro de 2019, seguida da apresentação de todos os demais participantes da Reunião, que foi conduzida pelo novo Diretor Administrativo Evaristo Gomes Guerra Neto. Em momento de grande emoção, os aposentados e pensionistas compartilharam as experiências que marcaram sua trajetória profissional dentro da Universidade e no movimento sindical, já que vários deles ocuparam anteriormente cargos no Sind-UFLA, participando das lutas de conquistas como a Incorporação da GAE e o Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação, o PCCTAE, dentre outros movimentos importantes para a organização dos servidores das instituições federais de ensino.

Também foram lembradas as adversidades enfrentadas atualmente pelo funcionalismo público, especialmente pelos aposentados, aposentadas e pensionistas, que, ao longo dos anos, vêm acumulando perdas nos seus vencimentos, dentre outras, o que traz ainda mais dificuldades para o segmento. Outros temas pautaram a roda de conversas, o que agradou bastante aos participantes, ao perceberem, mais uma vez, a importância de sua inserção na vida do Sindicato.

PROPOSTAS

Neste primeiro encontro ficou definido que o Sindicato deverá promover a realização de reuniões trimestrais da direção com os aposentados, aposentadas e pensionistas filiados. Também foi proposto pela nova direção a realização do I Encontro de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do Sind-UFLA, reunindo em Lavras a representação desse seguimento da categoria das IFES mineiras e a Coordenação de Aposentados da FASUBRA. Apesar desta deliberação, os encontros em 2020 ficaram prejudicados pela pandemia do novo coronavírus, que comprometeu a agenda de encontros presenciais do Sindicato prevista para este ano.

No encerramento do evento, foi realizada uma atividade de alongamento pela prof.a de Educação Física do Clube de Campo Daniele Oliveira, que convidou os filiados para as atividades esportivas desenvolvidas no clube social do sindicato. Por fim, a diretoria do Sind-UFLA ofereceu aos participantes um café, finalizando as atividades e confraternizando com leveza e alegria, celebrando a vida e a amizade de colegas de trabalho de longa data, inclusive alguns que não se viam há muitos anos.

free download udemy course

Disponível em <https://sindufla.org.br/2020/10/08/em-defesa-dos-servicos-publicos-e-dos-direitos-dos-servidores-o-sind-ufla-lancou-no-ultimo-dia-25-campanha-contra-a-reforma-administrativa/> Acesso: 27/10/2020 às 17:09