Lugar de mulher é onde ela quiser! 

Com o apoio do Sind-UFLA, foi realizado na semana de 9 a 13 de março de 2020, o evento “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. O evento, uma Iniciativa da Ouvidoria da Mulher e da Diversidade em conjuntos com as entidades sindicais e estudantis, foi coordenado pela TAE sindicalizada, Letícia Gomes de Menezes, e construído conjuntamente por um grupo de técnicas-administrativas e discentes da Universidade.

Idealizado e construído por mulheres, o evento também contou com a participação de profissionais em diversas áreas do conhecimento para ministrarem palestras, bem como artistas da região que se apresentaram no palco da cantina. Durante toda a semana, foram feitos shows no horário do almoço e no intervalo da noite por mulheres que aceitaram divulgar sua arte e, com isso, compuseram um evento que buscou se pautar pela diversidade.

Foram tratados temas referentes a autoconhecimento, finanças pessoais, participação da mulher em sala de aula, aspectos jurídicos e psicológicos da violência doméstica, entre outros que englobam a grandeza e a diversidade do ser mulher na sociedade atual. O evento teve ampla repercussão na comunidade acadêmica e proporcionou um ambiente acolhedor e aberto para o tratamento de temas atuais e recorrentes.

Contando com o apoio das entidades sindicais e da administração da UFLA, o evento teve sua mesa de abertura composta inteiramente por mulheres. Neste espaço, o Sindicato foi representado pela sindicalizada Ana Cristina de Souza Gomes. A maioria dos patrocínios do evento também foi fruto de parcerias com mulheres empreendedoras da cidade de Lavras. Foi organizada uma edição da “Feira Delas”, no canteiro central, em que mulheres empreendedoras puderam expor e vender seus produtos.

O Sind-UFLA foi um dos principais articuladores do evento desde a primeira reunião de organização, representado pela Coordenadora Financeira Adjunta, Giovanna Oliveira Silva Gouvea.  Não apenas financeiramente e com o coffeebreak, mas também com a indicação de uma técnica-administrativa em educação para palestrar e compartilhar seu conhecimento com a nossa comunidade. A indicada foi Denise Maduro, que é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ministrou uma palestra sobre a “Mulher trabalhadora na sociedade atual”.

A proposta do evento “Lugar de Mulher é onde ela quiser” foi de englobar e acessar a maior amplitude de mulheres possível, buscando uma comunicação em linguagem simples e acessível, sendo construído de forma diversa, por mulheres plurais e que proporcionaram conhecimentos igualmente engrandecedores, sejam eles teóricos, artísticos ou práticos. A equipe de organização (Ana Cristina, Bruna, Daniele, Isabel, Isadora, Juliana, Luiza, Maria e Letícia) trabalhou em sintonia, com dedicação e em cooperação na primeira edição, esperamos que de muitas, desse evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Matéria com a participação de: Letícia Gomes de Menezes – TAE/Ouvidoria

 

       

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free online course

Disponível em <https://sindufla.org.br/2021/10/18/curso-treina-mulheres-a-ingressar-na-politica/> Acesso: 21/10/2021 às 14:19