APROVADA RESOLUÇÃO DE AFASTAMENTO DE TAE’S PARA PÓS-GRADUAÇÃO

APROVADA RESOLUÇÃO DE AFASTAMENTO DE TAE’S PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Foi aprovada ontem por unanimidade no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE, nova Resolução que trata sobre afastamento de servidores técnico-administrativos da UFLA para participação em programas de pós-graduação stricto sensu e de pós-doutorado.

Essa aprovação trata-se de uma conquista que traz mudanças significativas para a categoria de servidores técnicos, pois permitirá também o afastamento parcial para aqueles/as que fazem pós-graduação dentro da instituição. Outro ponto importante é que a nova resolução prevê até 25% do quadro efetivo de servidores de cada setor para afastamento parcial, e no máximo 10% do quadro efetivo para afastamento integral, atendendo à proposta firmada no acordo de greve de 2015. A liberação, no entanto, obedecerá a critérios específicos, como o interesse da administração e a correlação do curso pretendido com o ambiente organizacional do servidor.

Juliana Magalhães, técnica-administrativa e conselheira do CEPE, afirma que a  aprovação pelos representantes do CEPE por unanimidade demonstra uma valorização e reconhecimento das demandas dos servidores técnicos. Essa resolução irá permitir que a categoria tenha mais direitos ao afastamento e à qualificação, melhorando cada vez mais a capacidade técnica dos servidores, contribuindo, em última instância, para melhores condições de vida e de trabalho, e aprimorando o serviço público em prol da comunidade acadêmica. Para ela, espera-se que os afastamentos se tornem uma prática corriqueira e simples, visando melhorar a vida dos servidores da UFLA.

Para o diretor-presidente do Sind-UFLA,  Julio Teixeira Junior, a aprovação no CEPE representa um pequeno avanço diante de tantos ataques e medidas contrárias aos interesses dos TAE”s e dos trabalhadores e trabalhadoras no âmbito nacional.  Apesar desse ser o primeiro ponto de pauta do Acordo de Greve a ser concluído em definitivo, Júlio Teixeira finaliza: “Nós da direção do Sind-UFLA esperamos que todos os outros pontos da pauta interna tenham o mesmo desfecho, ou seja, que tenham êxito com medidas que favoreçam os técnico-administrativos da UFLA.”

 

Relembrando o acordo:

Na greve dos servidores técnico-administrativos ocorrida em 2015, articulou-se uma importante pauta de reivindicações internas no âmbito da UFLA, após a realização de assembléias específicas, com identificação das principais demandas da categoria de TAE’s dessa instituição. Cinco pontos principais foram incluídos para dar início ao debate e negociação com a diretoria executiva da UFLA. São eles: democratização e transparência dos espaços da UFLA, revisão do ponto eletrônico, afastamento para pós-graduação strictu sensu, flexibilização do horário de trabalho e jornada de 30 horas.

Com a espera de 292 dias desde o fim da greve de 2015, finalmente o Sind-UFLA, na época sob a presidência de Antonio Massensini Júnior, foi recebido para formalizar o acordo da pauta interna dos Técnicos Administrativos. A assinatura do termo, celebrada no dia 27 de julho de 2016, representou um marco no reconhecimento da luta da categoria e no fortalecimento do sindicato.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free

Disponível em <https://sindufla.org.br/2021/05/12/12-de-maio-dia-internacional-da-enfermagem/> Acesso: 16/05/2021 às 02:06